Depois venham dizer-me que os portugueses não são uma porcaria cagada…

Hoje vi o novo anúncio da OK Teleseguro. Agora têm um seguro especial para mulheres. No anúncio, dois homens tentam explicar a uma jovem que ela está a arrastar o pára-choques do carro pela rua, mas a jovem não repara. Porque é isso que as mulheres fazem quando conduzem. Esfrangalham os carros e arrastam os pára-choques como se nada fosse. E tem de vir um macho caridoso explicar-nos isso porque, coitadinhas de nós, conduzir é coisa que não fazemos nada bem. Aliás, é do senso comum que a condução é uma actividade incluída na coutada do macho latino. E as empresas acham graça perpetuar um dos temas mais recorrentes do machismo português, “porque vende”.

Só que esquecem-se que nem toda a gente é burra. Que há pessoas que sabem que uma mulher paga menos de seguro do que um homem, porque existe uma menor percentagem de mulheres a terem acidentes rodoviários e a provocar despesas às companhias de seguros. Não, não é um menor número de mulheres a ter acidentes, isso seria lógico dado que existem menos mulheres a conduzir. É mesmo uma menor percentagem em comparação com os homens. Mas é chato estar a pensar nisso, não é? Não vende? Não mantém a visão tacanha que a sociedade tem das mulheres. É mais fácil continuarmos a ser ignorantes, e a agir como se gostássemos de o ser.

This entry was posted in Coisas que me dão comichão. Bookmark the permalink.

5 Responses to Depois venham dizer-me que os portugueses não são uma porcaria cagada…

  1. Nikkita says:

    Ainda não vi, mas pela descrição… A sério? O velho cliché de que as mulheres conduzem mal ou que não percebem nada de carros e que precisam de um “homem”..? Lindo…

    • sofiadantas says:

      Mulher ao volante, perigo constante, não é? As mulheres deviam era estar na cozinha, as mulheres deviam era estar a coser meias. Tem piada que quando vou a conduzir (e conduzo bastante bem, é uma das coisas em mim de que mais me orgulho) são mais os homens que vejo a fazer azelhices do que as mulheres. Mas se até uma empresa decide utilizar os meios de comunicação social para disseminar um preconceito e uma ideia tacanha, quem sou eu para discordar?

  2. Nikkita says:

    Mas é irritante. Sobretudo porque não passa de um cliché. A minha namorada conduz super-bem. Aliás, não conheço ninguém que conduza tão bem como ela! Por sua vez conheço homens que conduzem muito, muito mal (um deles é o meu pai lol). As pessoas têm mentes tão tacanhas, god….

    • sofiadantas says:

      Pois, na minha família também existe essa “contradição” em relação ao anúncio: a minha mãe conduz muito melhor que o meu pai.

  3. Filipa says:

    Por acaso, sempre que vejo essa publicidade, fico um bocadinho irritada! Que parvoíce, que atraso.

Leave a comment