The pains of being an historian

É verdade que venho atrasada, o 10 de Junho foi ontem, mas são coisas que acontecem.
Questão: porque é que se celebra o Dia de Portugal no dia de Camões? É uma espécie de dúvida existencial que tenho. 10 de Junho é realmente o dia de Camões (Vamos pôr de parte que seja o dia da morte dele, logo estamos a celebrar a morte do senhor. Nem vale a pena tentar fugir à ironia, está escarrapachada.), mas alguém decidiu que ia ser Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades (era da raça, mas depois do 25 de Abril acharam que isso era degradante, excepto o Presidente da República Cavaco Silva, que parece que não recebeu o memo e há uns tempos se descaiu). Eu até entendo a ligação entre o Camões e as Comunidades. É uma ligação fraquinha, forçada, mas estendo. Agora a ligação entre Portugal e o dia da morte do Camões ultrapassa-me. Antes do Camões morrer não havia Portugal? Portugal só se tornou alguma coisa importante depois do poeta zarolho bater a bota?

E agora a minha visão: não seria muito mais razoável escolher como dia para celebrar o país a data em que ele se tornou oficialmente independente? A data em que um documento atesta que Portugal passou a ser Portugal, reino com rei e população e leis? É que essa data existe, apesar de estar bastante esquecida e praticamente nem ser dada na escola. Foi a assinatura do Tratado de Zamora a (preparem-se, porque esta é mesmo muito muito boa) 5 de Outubro de 1143. Sim, 5 de Outubro. Aquele feriado que retiraram. Porque não interessava. Porque não havia razões práticas para comemorar a Implantação da República. Pois… depois venham dizer que os miúdos não percebem nada da história do país em que vivem. Os adultos, pelos vistos, também não.

This entry was posted in Coisas que me dão comichão. Bookmark the permalink.

3 Responses to The pains of being an historian

  1. Nikkita says:

    Ahaha! Ai, ri-me tanto com este teu post…! 😀 Adorei a parte “Portugal só se tornou alguma coisa importante depois do poeta zarolho bater a bota?”…! Totalmente de acordo! Eu a pensar que era a única pessoa que pensava nestas coisas com que ninguém parece incomodar-se minimamente. Eu própria já tinha perguntado (em conversa de circunstância) o porquê de terem retirado o 5 de Outubro, que me parecia tão mais importante que o 1º de Janeiro (por exemplo). Chamou-me tonta e perguntou-me se não tinha mais em que pensar. Lá está…ninguém quer saber.

  2. Nikkita says:

    Ahaha! Ai, ri-me tanto com este teu post…! Adorei a parte “Portugal só se tornou alguma coisa importante depois do poeta zarolho bater a bota?”…! Totalmente de acordo! Eu a pensar que era a única pessoa que pensava nestas coisas com que ninguém parece incomodar-se minimamente. Eu própria já tinha perguntado (em conversa de circunstância) o porquê de terem retirado o 5 de Outubro, que me parecia tão mais importante que o 1º de Janeiro (por exemplo). Chamou-me tonta e perguntou-me se não tinha mais em que pensar. Lá está…ninguém quer saber.

    • sofiadantas says:

      Eu tenho tendência para ser picuinhas e complicar muito as coisas. Penso demasiado, uma prática tão errada como pensar pouco.
      O 1º de Janeiro é um feriado religioso, a Solenidade de Nossa Senhora (apesar de a maior parte das pessoas achar que se está a comemorar o início do ano), não podia ser tirado em troca do 5 de Outubro. O 1º de Maio podia, mas como ainda estamos a ressacar do 25 de Abril não se pode tocar nesses assuntos, é sacrilégio. É preciso que morram os políticos que restam dessa altura para depois se considerar retirar um feriado que em termos práticos quase não tem simbolismo em Portugal.

Leave a comment